Definição – o que significa o cartão do módulo de identidade do assinante (cartão SIM)?
Um cartão SIM (abreviação de cartão do módulo de identidade do assinante) é um chip de memória portátil usado em telefones GSM. É um componente crucial nas telecomunicações móveis, pois identifica e armazena o número de telefone e conecta o celular à rede da operadora móvel. Como os cartões SIM também têm um elemento de memória (limitado), eles também podem ser usados como armazenamentos portáteis para os contatos telefônicos de uma pessoa.
Um cartão SIM é pequeno e retangular, com cerca de 25 mm por 15 mm e com um entalhe em um dos cantos. Esse recurso garante uma maneira prática e segura de inserir o cartão corretamente no slot correspondente em um telefone celular.
Definirtec explica o cartão do módulo de identidade do assinante (cartão SIM)
Existem duas tecnologias concorrentes para telefones celulares. O mais comum quando se olha a imagem mundial é o GSM (Global Standard for Mobiles), que é usado principalmente na Europa, África, América do Sul e partes da Ásia. Seu concorrente é o CDMA (Code Division Multiple Access), que é mais amplamente utilizado nos EUA e em partes da China. (Observe que a maioria das regiões não usa exclusivamente um ou outro, mas que as 2 tecnologias freqüentemente coexistem de diferentes provedores móveis.)
Os telefones celulares GSM usam cartões SIM, enquanto os telefones CDMA usam cartões RUIM (Módulo de Identidade Reutilizável). Os dois padrões são incompatíveis um com o outro, embora haja esforços da indústria para produzir dispositivos que possam funcionar com ambos. O conceito de cartões SIM oferece uma grande vantagem de portabilidade. Se você quiser mudar de um aparelho para outro, por exemplo, devido a uma bateria descarregada ou simplesmente atualizando seu aparelho para outro modelo, então tudo que você precisa fazer é transferir o cartão SIM para o novo telefone e ligá-lo. O cartão SIM se conectará automaticamente à mesma rede e todos os contatos do seu telefone ainda estarão disponíveis. Para os viajantes internacionais, tudo o que eles precisam fazer é levar seus aparelhos de telefone GSM para um novo país e comprar um novo cartão SIM e tempo de antena no outro país. Geralmente, isso é muito mais barato do que usar seu próprio cartão SIM em um país estrangeiro.
Os cartões SIM são geralmente protegidos por um código PIN (Número de Identificação Pessoal) de 4 a 8 dígitos, que geralmente é necessário inserir quando o telefone está inicializando, embora possa ser desativado no telefone. Você pode e deve alterar o PIN para um número diferente do original fornecido com o cartão SIM, que normalmente é um padrão amplamente conhecido e fácil de adivinhar, como 0000 ou 1234.