Definição – o que significa cartão de crédito virtual?
Os cartões de crédito virtuais são cartões online que não são emitidos fisicamente pelo fornecedor do cartão de crédito. Geralmente é um serviço gratuito fornecido pelo emissor original do cartão aos seus clientes que desejam realizar um pagamento online com a ajuda de seus cartões de crédito. Os cartões de crédito virtuais incluem um número de cartão de crédito de uso único criado pelo respectivo provedor de cartão de crédito.
Normalmente, os números de cartão de crédito virtual podem ser usados apenas uma vez e podem expirar em um mês se não forem usados. Isso ajuda a proteger o cliente de se tornar uma vítima de fraude de cartão de crédito online.
Definirtec explica cartão de crédito virtual
Um cartão de crédito virtual é, na verdade, apenas um número de cartão de crédito. Os emissores de cartões virtuais geralmente fornecem um programa de software a ser configurado no computador do cliente. Este software ajuda o cliente a gerar um número de cartão de crédito provisório, vinculado ao permanente. Os clientes podem então usar este número provisório para fazer compras online. Esse número temporário não pode ser rastreado até o cartão de crédito original ou a identidade dos clientes. Assim, hackers online ou comerciantes fraudulentos não são capazes de obter os dados confidenciais.
Alguns fatores cruciais em cartões de crédito virtuais que os tornam úteis e seguros, se usados corretamente:
- Os clientes podem ter um limite mínimo e máximo de crédito por transação a cada dia.
- Os cartões de crédito virtuais são válidos apenas por um período de tempo específico, especificado pelo emissor do cartão.
- Os clientes geralmente podem realizar apenas uma transação usando um cartão virtual, onde podem usar todo o saldo creditado ou uma parte dele.
- Se houver algum saldo remanescente no cartão de crédito virtual, o valor é creditado de volta na conta original do cliente.
- Os cartões de crédito virtuais são emitidos apenas para o titular do cartão principal, não para os titulares do cartão secundário.
- Se houver uma transação em que o cliente tenha que mostrar o cartão de crédito original com o qual o pagamento foi feito, os cartões virtuais ficam inutilizáveis.
- Dado que os cartões de crédito virtuais não são físicos, é quase impossível cloná-los, o que os torna altamente seguros para todas as transações online.