Definição – o que significa cobrança?
Uma carga elétrica é a propriedade da matéria em que possui mais ou menos elétrons do que prótons em seus átomos. Os elétrons carregam uma carga negativa e os prótons carregam uma carga positiva. A matéria é carregada positivamente se contém mais prótons do que elétrons, e negativamente carregada se contém mais elétrons do que prótons.
Definirtec explica Charge
Uma carga elétrica ocorre quando os átomos da matéria contêm um número desigual de elétrons e prótons. Os prótons são carregados positivamente e os elétrons são carregados negativamente. Essas cargas, chamadas de carga elementar, são iguais e opostas. Se houver menos elétrons, um item está carregado positivamente. Se houver mais elétrons, um objeto está carregado negativamente. Objetos com a mesma carga se repelem, mas se um objeto tiver carga negativa e o outro carga positiva, eles se atraem. Os antigos gregos descobriram esse princípio quando esfregaram o pêlo no âmbar, produzindo eletricidade estática.
A carga líquida é igual à soma de todos os átomos das cargas tomadas em conjunto. Como é tão difícil contá-los todos, um número ideal, conhecido como coulomb, é usado para representar um grande número de cargas elementares. Isso é aproximadamente 6.24 x 1018 cargas elementares.
Um objeto carregado produz um campo eletrostático em torno dele, proporcional à quantidade de carga. A intensidade do campo diminui no quadrado da distância do objeto, obedecendo a uma lei do inverso do quadrado.