Carregador

Definição – o que significa o Loader?

Um carregador é um componente principal de um sistema operacional que garante que todos os programas e bibliotecas necessários sejam carregados, o que é essencial durante a fase de inicialização da execução de um programa. Ele coloca as bibliotecas e programas na memória principal a fim de prepará-los para execução. O carregamento envolve a leitura do conteúdo do arquivo executável que contém as instruções do programa e, em seguida, a realização de outras tarefas preparatórias necessárias para preparar o executável para execução, o que leva de alguns segundos a minutos, dependendo do tamanho do o programa que precisa ser executado.

Definirtec explica Loader

O carregador é um componente de um sistema operacional que realiza a tarefa de preparar um programa ou aplicativo para execução pelo SO. Ele faz isso lendo o conteúdo do arquivo executável e, em seguida, armazenando essas instruções na RAM, bem como quaisquer elementos da biblioteca que precisam estar na memória para que o programa seja executado. Este é o motivo pelo qual uma tela inicial aparece logo antes do início da maioria dos programas, geralmente mostrando o que está acontecendo em segundo plano, que é o que o carregador está carregando na memória. Quando tudo isso estiver feito, o programa está pronto para ser executado. Para pequenos programas, esse processo é quase instantâneo, mas para aplicativos grandes e complexos com grandes bibliotecas necessárias para a execução, como jogos, bem como software 3D e CAD, isso pode demorar mais. A velocidade de carregamento também depende da velocidade da CPU e da RAM.

Nem todos os códigos e bibliotecas são carregados na inicialização do programa, apenas aqueles necessários para realmente executar o programa. Outras bibliotecas são carregadas conforme o programa é executado ou apenas conforme necessário. Isso é especialmente verdadeiro para aplicativos como jogos que só precisam de recursos carregados para o nível ou local atual em que o jogador está.

Embora os carregadores em diferentes sistemas operacionais possam ter suas próprias nuances e funções especializadas nativas para esse sistema operacional específico, eles ainda servem basicamente à mesma função. A seguir estão as responsabilidades de um carregador:

  1. Valide o programa para requisitos de memória, permissões, etc.
  2. Copie os arquivos necessários, como a imagem do programa ou as bibliotecas necessárias, do disco para a memória
  3. Copie os argumentos de linha de comando necessários para a pilha
  4. Ligue o ponto de partida do programa e ligue qualquer outra biblioteca necessária
  5. Inicialize os registros
  6. Salte para o ponto de partida do programa na memória