Definição – O que significa Carnivore?
Carnivore é um sistema de vigilância por software que rastreia o uso pessoal da Internet. O FBI desenvolveu o sistema de vigilância Carnivore para rastrear o uso da Internet de supostos criminosos, bem como qualquer pessoa que entre em contato com alguém sob vigilância. Carnivore analisa informações eletrônicas por meio de redes locais (LAN). O sistema era uma estação de trabalho Microsoft Windows, que empregava fortes componentes de filtragem usando um complexo desenvolvimento de modelo de conteúdo.
O FBI substituiu o sistema de vigilância Carnivore pelo NarusInsight em 2005. Mandados são necessários para realizar tal vigilância.
Definirtec explica Carnivore
O FBI chamou seu sistema de vigilância de Carnivore porque é um sistema que atinge a “essência” de uma questão. Devido à má publicidade, ao uso controverso e ao alegado mau uso do sistema Carnivore, o FBI o renomeou como DCS1000. Em 2005, o FBI interrompeu o Carnivore em favor do software de vigilância comercial desenvolvido pela Narus.
Carnivore trabalhou combinando um e-mail com as informações do mandado. Presumivelmente, isso foi retransmitido em tempo real para o FBI. Outra presunção básica era que informações eletrônicas desnecessárias ou impertinentes não eram transmitidas. Informações básicas sobre a data e hora do e-mail ou outra atividade na Internet também foram capturadas pelo Carnivore.
Na virada do século, os defensores da privacidade – como a Electronic Frontier Foundation e o Electronic Privacy Information Center – alegaram que o sistema de vigilância do Carnivore era abusivo e infringia os direitos dos usuários da Internet. Embora essas preocupações tenham sido apresentadas à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o único resultado foi a mudança do nome do produto NarusInsight.