Definição – o que significa caracterização?
A caracterização é uma metodologia de big data usada para gerar parâmetros descritivos que descrevem efetivamente as características e o comportamento de um determinado item de dados. Isso é então usado em algoritmos de aprendizagem não supervisionados para encontrar padrões, clusters e tendências sem incorporar rótulos de classe que podem ter vieses. Ele tem seus usos na análise de cluster e até mesmo no aprendizado profundo.
Definirtec explica a caracterização
A caracterização de big data é uma técnica para transformar dados brutos em informações úteis, sendo utilizada em algoritmos de aprendizado de máquina e mineração de dados. A caracterização basicamente gera representações condensadas de qualquer conteúdo de informação oculto nos dados. Portanto, ele pode ser usado como um meio de medir e rastrear eventos, mudanças e novos comportamentos emergentes em grandes fluxos de dados dinâmicos.
Alguns benefícios da caracterização:
- Pode gerar métricas úteis para rastrear e medir eventos e anomalias em conjuntos de dados
- Cria pequenas representações de pegadas de informações essenciais
- Realiza rapidamente a conversão de dados em informações, o que aproxima a indústria da transformação completa de dados em informações em conhecimento
- É útil para indexar e marcar objetos específicos, eventos e outros recursos em uma coleção de dados
Esta definição foi escrita no contexto da Análise de Dados