Definição – o que significa captura esquemática?
A captura esquemática é o processo de criação de um diagrama esquemático para um circuito eletrônico usando várias ferramentas projetadas para o trabalho. Isso pode ser feito tão simples quanto usar uma caneta e papel para usar software de captura esquemática, incluindo suítes de automação de design eletrônico altamente caro ou pacotes que podem fazer tudo, desde captura esquemática, layout e simulação.
Definirtec explica a captura esquemática
A captura esquemática faz parte da análise e do projeto do circuito; é o processo de “pegar” o projeto esquemático da cabeça de um engenheiro e inseri-lo em um computador ou colocá-lo em um pedaço de papel. Em termos mais simples, significa que um engenheiro está projetando um circuito que atenderá a uma finalidade específica, fazendo uso de padrões e convenções da indústria para colocar o projeto em um estado visual, seja por meio de desenho à mão ou inserindo-o em um software feito para o objetivo. Pode ser visto da mesma maneira que um artista digital pode desenhar usando uma ferramenta como o Photoshop ou um escritor usando um processador de texto.
O resultado da captura esquemática é um projeto ou layout esquemático que pode ser usado para os seguintes fins:
- Informativo – O resultado final da captura esquemática é mais uma peça informativa do que o projeto físico de um circuito. Mostra o que está conectado a onde e dá uma boa visão geral do funcionamento interno do circuito. Isso simplesmente mostra os vários componentes do circuito desenhado usando símbolos e convenções padrão da indústria.
- Layout – quando um projeto de circuito físico real precisa ser criado, o esquema pode ser alimentado em uma ferramenta de layout que irá sistematicamente posicionar e rotear conexões que podem ser colocadas diretamente na placa de circuito da impressora.
- Simulação – uma ferramenta de simulação pode ser usada para determinar se o projeto esquemático faz o que é esperado ou mostra falhas no projeto.