Capitalista da nuvem

Definição – O que significa Cloud Capitalist?

Um capitalista em nuvem é uma empresa que tem um modelo de negócios de entrega de um produto ou serviço baseado inteiramente em um ambiente virtual acessado pela internet, ou está se movendo em direção a esse modelo com seu negócio existente. Os produtos e serviços oferecidos pelos capitalistas da nuvem são uma ruptura com os modelos tradicionais, pois não devem ser baixados ou instalados em um computador ou dispositivo sem fio.

Em vez disso, o usuário paga pelo acesso ao ambiente virtual onde o produto ou serviço pode ser usado. Como alternativa, o acesso ao ambiente virtual pode ser gratuito, mas o produto ou serviço é pago por uso.

Definirtec explica Cloud Capitalist

Os capitalistas da nuvem são os pioneiros dos modelos de plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS), junto com modelos alternativos de armazenamento em nuvem para música e vídeo. Ao exigir uma assinatura em vez de um preço de compra única, os fabricantes de software se livram da dificuldade constante de ter que encontrar recursos extras para tornar a atualização atraente para os consumidores que têm uma versão mais antiga utilizável em sua máquina. Os consumidores também podem se beneficiar do modelo de nuvem, pois não precisam atualizar seu hardware ou pagar um alto custo inicial para usar as versões mais recentes do software.

Os capitalistas da nuvem na mídia (música, vídeo, e-books) ainda não têm uma abordagem unificada. Há uma divisão entre modelos de consumo ilimitado, onde o usuário pode acessar uma vasta biblioteca por uma taxa mensal, e um modelo de pagamento por uso, onde um arquivo fica temporariamente em um dispositivo como um item de aluguel.

Os capitalistas da nuvem acreditam que, com a complexidade da tecnologia crescendo rapidamente, faz sentido hospedar esses serviços em um hardware que possa lidar melhor com eles, em vez de continuar os ciclos caros de atualização que normalmente ocorrem quando o software precisa ultrapassar os recursos de hardware. Com o terreno que as soluções baseadas em nuvem estão ganhando, é difícil argumentar.