Definição – o que significa capitalismo de vigilância?
Capitalismo de vigilância é um termo para o processo de lucrar com a vigilância de cidadãos ou consumidores. Muitas vezes, é aplicado aos esforços das empresas para comercializar dados pessoais coletados da Internet ou de dispositivos móveis.
Definirtec explica o capitalismo de vigilância
A ideia por trás do capitalismo de vigilância é que os dados privados têm valor. Essa ideia está ganhando força com o surgimento de plataformas de inteligência artificial e aprendizado de máquina que recebem grandes quantidades de dados brutos e geram insights para os negócios. As empresas agora competem para obter esses insights, fornecendo os dados brutos de que os programas precisam por meio de formas de capitalismo de vigilância.
Por exemplo, uma empresa pode manter um site onde os beacons rastreiam o uso do cliente até o movimento do mouse muito detalhado e estatísticas de taxa de rejeição. Eles também podem utilizar aplicativos móveis que podem rastrear onde os clientes estão e o que eles estão fazendo, mesmo quando não estão em uma loja ou no site da empresa.
As zonas mais extremas do capitalismo de vigilância levantam questões sobre segurança e privacidade adequadas nos mundos digital e físico de hoje. Em geral, há um consenso de que novas inovações comerciais devem ser permitidas sem infringir a privacidade e os direitos civis das pessoas. Mas há uma grande área cinzenta que está sendo debatida agora e considerada quando se trata de usar a vigilância para gerar lucro. É aí que as discussões sobre o capitalismo de vigilância entram em jogo – o termo é útil para descrever as limitações e controles impostos às tecnologias empresariais.