Definição – O que significa Capacity On Demand (COD)?
Capacidade on demand (COD) é um conceito nas provisões de serviços de fornecedores de TI modernos que permite aos compradores adquirir apenas parte de uma capacidade entregue, dependendo do que eles usam. Essa estrutura está se tornando rapidamente um dos modelos de entrega mais populares para muitos tipos de serviços corporativos de TI.
Definirtec explica Capacity On Demand (COD)
A ideia do COD é que as empresas tenham a opção de comprar parte de um serviço antecipadamente e comprar o restante depois, se necessário.
Esses tipos de acordos de compra podem ser fornecidos com arquitetura de hardware ou rede, ou serviços digitais. Por exemplo, se uma empresa só precisa, digamos, da metade da largura de banda de uma oferta fornecida, ela pagaria pela metade, com uma cláusula no contrato que definiria um preço para a metade restante conforme necessário.
Os especialistas apontam que muitas das opções atraentes de dobra da computação em nuvem têm capacidade sob demanda relativamente integrada. Os sistemas em nuvem multilocatários geralmente incluem muita capacidade que os clientes compartilham.
Quando uma empresa precisa diminuir um volume de serviços, ela o faz sem muitas idas e vindas demoradas ou logística. Embora a capacidade sob demanda tenha se tornado um modelo popular, alguns críticos afirmam que, dependendo do contrato, isso pode fazer com que as empresas paguem mais pelos serviços se não planejarem bem.
Se a empresa obtiver uma boa taxa na quantidade de serviços que usa, esse pode ser um modelo eficiente, mas se começar a tirar proveito de atualizações instantâneas a preços mais elevados, o resultado pode não ser econômico no longo prazo.
Grande parte da praticidade da capacidade sob demanda depende de uma leitura cuidadosa do acordo de nível de serviço ou contrato entre o vendedor e o comprador.