Capacidade de utilização

Definição – o que significa utilização da capacidade?

A utilização da capacidade é um termo de negócios que às vezes é aplicado à TI para significar o uso eficiente de recursos. Os especialistas do setor usam o termo “taxa de utilização da capacidade” para mostrar quão bem os recursos existentes estão sendo usados ​​ou em que porcentagem eles estão sendo retirados.

Definirtec explica a utilização da capacidade

Um bom exemplo de utilização da capacidade em TI é em hardware virtualizado e ambientes de rede. Em tais ambientes, em vez de configurar dispositivos físicos e vinculá-los, os administradores de sistemas primeiro criam uma rede e depois a dividem em máquinas virtuais e componentes por meio de particionamento lógico. Em seguida, eles alocam recursos como CPU e memória de um pool central, de acordo com as necessidades de uma máquina virtual. Aqui, a utilização da capacidade é a quantidade de recursos centrais, sejam eles potência de processamento, memória ou outro recurso, que estão sendo usados ​​de forma eficiente pelo sistema.

Em geral, a utilização da capacidade pode se referir a qualquer recurso e sua função dentro de um sistema de TI. Essa será uma medida importante para muitos CIOs e CTOs, pois eles observam como o hardware / software ou as configurações de TI estão funcionando para a empresa.