Definição – o que significa capacidade de armazenamento?
A capacidade de armazenamento refere-se à quantidade específica de armazenamento de dados que um dispositivo ou sistema pode acomodar. Essa medição crítica é comum na TI voltada para o consumidor e também no projeto de sistemas corporativos ou outros sistemas maiores para funcionarem adequadamente.
Definirtec explica a capacidade de armazenamento
Para representar com precisão a capacidade de armazenamento, profissionais de TI e outros usam termos como kilobytes, megabytes e gigabytes. Nos primeiros dias da computação, a capacidade de armazenamento ou espaço em disco era frequentemente medida em kilobytes. Conforme a nova mídia de armazenamento começou a acomodar o armazenamento de imagem e vídeo digital, os megabytes rapidamente substituíram os kilobytes e os gigabytes rapidamente substituíram os megabytes. Novas medidas de capacidade de armazenamento são frequentemente apresentadas em termos de centenas de gigabytes.
Um grande avanço na capacidade de armazenamento foi impulsionado por algo chamado design de estado sólido. Em discos rígidos de armazenamento de dados mais primitivos, os dados eram codificados na unidade física em um prato e lidos por uma caneta enquanto o prato girava. Agora, muitos desses tipos de discos rígidos foram substituídos por um sistema de armazenamento de estado sólido. No armazenamento de dados em estado sólido, grandes quantidades de dados podem ser gravadas em mídias de armazenamento muito pequenas por meio do uso de silício ou materiais semelhantes e vários elementos químicos que fornecem carga em nível molecular para codificar os dados. Este processo é denominado dopagem. Avaliar a capacidade de armazenamento é uma parte importante do fornecimento de atualizações aos sistemas. Também faz parte da análise dos avanços mais fundamentais na fabricação de TI que impulsionarão a próxima geração de dispositivos e sistemas.