Definição – o que significa a caneta de luz?
Uma caneta de luz é um dispositivo de entrada de computador sensível à luz, basicamente uma caneta, que é usada para selecionar texto, desenhar imagens e interagir com elementos da interface do usuário em uma tela de computador ou monitor. A caneta ótica funciona bem com monitores CRT devido à forma como esses monitores examinam a tela, que é um pixel de cada vez, dando ao computador uma maneira de acompanhar o tempo de varredura esperado pelo feixe de elétrons e inferir a posição da caneta com base em o carimbo de data / hora mais recente da verificação.
Definirtec explica Light Pen
A caneta de luz pode ser considerada a antecessora da tecnologia de tela sensível ao toque e foi criada pela primeira vez em 1955 como parte do Projeto Whirlwind do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um computador militar de tubo de vácuo da Guerra Fria. A caneta permitia aos usuários selecionar com precisão pixels individuais na tela e desenhar e interagir com os elementos do menu da mesma forma que os usuários interagem com telas sensíveis ao toque. A caneta de luz tornou-se comum na década de 1960 em terminais gráficos como o IBM 2250 e também estava disponível para terminais somente texto. Ele também se tornou popular durante a década de 1980 para computadores domésticos, como os computadores Atari e Commodore de 8 bits. No entanto, o conceito de operação da caneta ótica não é compatível com telas de LCD modernas e, como resultado, o dispositivo de entrada acabou morrendo.
A caneta ótica funciona detectando a mudança no brilho dos pixels próximos, o que indica que o feixe de elétrons do CRT está fazendo a varredura naquela área; ele então envia o tempo desse evento para o computador, que então compara essa informação com o carimbo de data / hora da última varredura do feixe de elétrons, permitindo ao computador inferir a localização precisa da caneta.