Definição – O que Candela (cd) significa?
Candela (cd) é uma unidade de medida padrão definida no Sistema Internacional de Unidades (SI) para intensidade luminosa. Tecnicamente desde 1979, a candela foi definida pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) como uma intensidade luminosa em uma determinada direção de uma fonte, que emana frequências de radiação monocromática de 540 x 1012 hertz e intensidades radiantes na mesma direção de 1/683 watts por steradian. Um steradian é uma unidade SI de medida angular sólida. De acordo com a definição CGPM, um steradian é igual a uma candela para medir a intensidade luminosa.
Candela é definida pelo CGPM como o nível de um campo eletromagnético, em uma direção especificada, com 1/683 watt (1.46 x 10 -3 W) por esteradiano e frequência de 540 terahertz.
Definirtec explica Candela (cd)
A função de luminosidade é a sensibilidade visual média do olho humano a diversos comprimentos de onda. É padronizado pela Comissão Internacional de Iluminação (CIE) e pode ser usado para converter energia radiante em luminosa.
O termo mais antigo para candela é vela, como vela e vela. Antes de 1948, a intensidade luminosa era geralmente medida pelo brilho da chama de uma “vela padrão”. Esses termos são definidos da seguinte forma:
- Candlepower: é usado pelos ingleses e é a luz produzida por uma vela de espermacete (cera de cachalote) pesando um sexto de libra e queimando a uma taxa de 120 grãos por hora. (Os alemães, austríacos e escandinavos usaram a lâmpada de Hefner com 1.128 hefnerkerze igual a 1.019 candela.)
- Pé-vela: Este é o nível de luz em uma superfície a trinta centímetros de uma vela padrão. Um pé de vela é igual a um lúmen por pé quadrado.
A frequência escolhida no espectro óptico que é visível ao olho humano está próxima da cor verde. De acordo com o CIE, o olho humano é o mais sensível à frequência verde.
Para alguns profissionais, as especificações CGPM não são claras. O nível de potência do campo EM de 1.46 x 10 -3 W é muito pequeno. A frequência de 540 THz se assemelha a um comprimento de onda de cerca de 556 nanômetros (nm), que está no meio do espectro de luz visível.