Definição – o que significa campo multivalorado (MVF)?
Um campo de valores múltiplos (MVF) permite o armazenamento de mais de um valor em um campo de banco de dados. MVFs são um tanto controversos, com muitos argumentando que eles violam um dos princípios sagrados do design de banco de dados, conforme estabelecido por EF Codd – que “todo e qualquer dado (valor atômico) em um banco de dados relacional é garantido como logicamente acessível ao recorrer a a uma combinação de nome de tabela, valor de chave primária e nome de coluna. ” O argumento vai além de simplesmente ser acadêmico porque, embora MVFs certamente tenham o potencial de facilitar a criação de relacionamentos muitos para muitos, eles também possuem a capacidade destrutiva de bagunçar os resultados de consultas SQL e retornar resultados falsos.
Um campo de vários valores também pode ser conhecido como uma dependência de vários valores.
Definirtec explica campo multivalorado (MVF)
O uso mais conhecido do MVF foi no Microsoft Access 2007. Isso porque a Microsoft queria garantir que o Access fosse o mais compatível possível com outro produto estreitamente relacionado da Microsoft – o Sharepoint. Agora, o Sharepoint é amplamente usado para hospedar intranets e uma parte importante disso envolve o trabalho com listas. Por exemplo, uma intranet corporativa pode envolver a atribuição de tarefas de um projeto a apenas um grupo seleto de pessoas envolvidas no projeto. Para cada tarefa, você precisa escolher um responsável diferente, mas ainda assim restringir todos os responsáveis apenas aos nomes na lista. Portanto, é benéfico ter todos os membros da lista armazenados em um local como um único valor, em vez da forma mais complexa de manter os dados separadamente em outra tabela.
Alguns outros mecanismos de banco de dados, como o Oracle, também oferecem suporte a MVFs. Estranhamente, em 2011, o SQL Server da própria Microsoft ainda não suportava MVF.