Definição – O que significa Campo Eletromagnético (EMF)?
Um campo eletromagnético (EMF) é um derivado de eletricidade produzido por condutores elétricos e correntes alternadas. EMFs envolvem dispositivos eletrônicos quando há uma mudança na velocidade da partícula carregada. Correntes elétricas são geradas e acendem campos magnéticos que são produzidos quando elétrons carregados ganham velocidade. É medido em Hertz.
EMF facilitou a comunicação rápida e conveniente e avançou o uso de dispositivos sem fio, como smartphones, dispositivos móveis e laptops.
Definirtec explica campo eletromagnético (EMF)
No final do século 19, o primeiro EMF foi descoberto por físicos fazendo experiências com arcos elétricos (ou faíscas) produzidos à distância. A descoberta da faísca elétrica evoluiu para a comunicação sem fio e os primeiros transmissores de rádio do século XX.
Existe energia eletromagnética entre a faixa eletromagnética de ondas entre o rádio FM e as estações de satélite. Essas frequências EMF ajudam a alimentar dispositivos eletrônicos. Por exemplo, ao fazer uma chamada de celular, o sinal do telefone é transmitido da antena do telefone para a antena da estação base correspondente. A estação base então fornece ao telefone celular ou dispositivo relacionado um canal de radiofrequência, que recebe e transmite a comunicação. Em termos de telefones celulares, esse processo ocorre após a estação base transferir a chamada para uma central de comutação ou para a operadora de celular do usuário.
As vendas e o uso da tecnologia sem fio portátil dispararam na última década, embora tenham surgido preocupações com a saúde sobre os efeitos potenciais de longo prazo da tecnologia sem fio. No entanto, descobriu-se que os telefones celulares não exalam o componente de tecnologia sem fio mais prejudicial, que é a radiação ionizante.