Definição – o que significa Campo de caractere variável (Varchar)?
Um campo de caractere variável (varchar) é um tipo de dado que pode conter qualquer tipo de dado: numérico, caracteres, espaços ou pontuação. Dependendo do banco de dados, o tipo de dados é capaz de armazenar valores até seu tamanho máximo. Os campos de caracteres variáveis são usados principalmente para atuar como variáveis temporárias e para operações de string. Eles trazem a versatilidade necessária para os tipos de campo de dados.
Definirtec explica o campo de caracteres variáveis (Varchar)
Um campo de caractere variável pode ser definido na linguagem de programação ou no nível do banco de dados. Um campo de caractere variável sempre tem um comprimento máximo declarado e geralmente é inicializado com o comprimento atual igual a zero. O comprimento atual do campo de caractere variável pode ser qualquer coisa de zero ao comprimento máximo declarado do campo. O método de declaração de um campo de caractere variável difere de acordo com a linguagem de programação usada.
Uma das maiores vantagens dos campos de caracteres variáveis é evitar o preenchimento. No caso de um campo de caracteres, o campo ocupa o número exato de caracteres, independentemente do tamanho real da string, e a diferença entre o comprimento fixo e o comprimento do campo é preenchida com espaços. Ao contrário de um campo de caractere, um campo de caractere variável utiliza apenas o espaço necessário para o tamanho da string, portanto, apenas o espaço de armazenamento mínimo é necessário. Ajuda a evitar qualquer desperdício e esse recurso é útil na busca e classificação de valores. Em alguns bancos de dados e linguagens de programação, qualquer espaço extra encontrado é removido automaticamente antes de ser armazenado no banco de dados.
Com base no banco de dados ou na linguagem de programação, pode haver limitações em um campo de caractere variável, como não pode ser usado com a instrução select ou não pode ser usado como um candidato ou chave primária.
A maioria dos sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional suporta o campo de caractere variável.