Definição – O que significa Random Walk?
O passeio aleatório é uma construção matemática bastante popular, usada na ciência da computação e agora no aprendizado de máquina. É descrito como um processo “estocástico” porque funciona através da aplicação de variáveis aleatórias. A caminhada aleatória essencialmente rastreia etapas incrementais por uma inteligência modelada particular ou “ator racional” digital.
Definirtec explica Random Walk
Ao contrário de alguns dos conceitos matemáticos mais obscuros usados na ciência da computação, o passeio aleatório tem muitas aplicações diretas para problemas do mundo real. Uma das aplicações mais famosas do passeio aleatório está em sua aplicação aos preços das ações – como no livro de Burton Malkiel, dos anos 1970, “A Random Walk down Wall Street”. Algoritmos randomizados que usam conceitos como passeio aleatório podem ser extremamente úteis na previsão do movimento de ações ou mercados.
Muitos especialistas descrevem o passeio aleatório clássico como um passeio inteiro em uma reta numérica. A cada vez, o ator do passeio aleatório avança ou recua um número inteiro. As caminhadas aleatórias também são muito mais digeríveis para os alunos humanos em um nível visual e podem ser modeladas em duas ou três dimensões. Esses modelos visuais em tempo real mostram bots aleatórios ou outras entidades movendo-se por etapas inteiras em um plano bidimensional ou tridimensional.
No aprendizado de máquina, o passeio aleatório representa um exemplo clássico de escolhas racionais do ator. Ele aplica a teoria dos jogos a sistemas de aprendizado de máquina para tentar prever resultados. Observar alguns dos jogos clássicos estudados por matemáticos na pesquisa de aprendizado de máquina mostra como o passeio aleatório pode ser muito útil em um amplo espectro de projetos.