Definição – O que significa Câmera Digital Single-Lens Reflex (DSLR)?
Uma câmera reflex de lente única digital (DSLR) é uma câmera digital que faz uso de um sensor de imagem digital e integra os mecanismos de uma câmera reflex de lente única tradicional e óptica. As câmeras digitais reflex de lente única são muito populares e substituíram muitas câmeras reflex de lente única baseadas em filme. Eles são usados principalmente para capturar imagens de alta qualidade.
A Definirtec explica a Câmera Digital Single-Lens Reflex (DSLR)
Semelhante às câmeras reflex de lente única tradicionais, uma câmera reflex de lente única digital faz uso de lentes intercambiáveis e manipulação de luz. Quando a luz reflete no objeto, a luz passa por uma pequena abertura na câmera, criando uma imagem do outro lado dessa abertura. Com a ajuda da lente, as imagens podem ser focadas. A imagem é então capturada com o sensor digital, que é composto por milhões de photosites que são sensíveis à luz. A imagem capturada no sensor digital é transferida para um processador, que por sua vez cria a imagem final disponível para exibição.
Existem muitos benefícios associados às câmeras digitais reflex de lente única. Como não há mecanismo de obturador nessas câmeras, as fotos podem ser tiradas instantaneamente. Portanto, uma câmera digital reflex de lente única é mais adequada para capturar instantâneos / momentos rápidos. O zoom pode levar tempo em outras câmeras; entretanto, no caso de uma câmera digital reflex de lente única, o usuário pode controlar manualmente o zoom e sua velocidade. Uma das maiores vantagens associadas às câmeras digitais reflex de lente única é sua capacidade de capturar imagens de alta qualidade, mesmo em condições de pouca luz, sem a necessidade de um componente de flash. Como as câmeras DSLR não usam filme, o custo por foto é muito baixo.
Devido ao tamanho maior do sensor da câmera, as DSLRs podem fornecer melhor qualidade de imagem do que as câmeras automáticas. O isolamento completo do primeiro plano do fundo ou a obtenção de uma profundidade de campo rasa é possível com DSLRs. Ao contrário das câmeras automáticas, as DSLRs podem ser atualizadas e há muitos acessórios externos disponíveis. Um dos maiores benefícios associados às DSLRs é o maior controle sobre o processo de tirar fotos: o ritmo da foto e os ângulos amplos são possíveis. As DSLRs também têm bons recursos para fotografia noturna, o que é limitado para câmeras automáticas.