Definição – O que significa Câmara de Eco?
“Câmara de eco” é um termo amplamente utilizado no léxico atual, que descreve uma situação onde certas ideias, crenças ou pontos de dados são reforçados por meio da repetição de um sistema fechado que não permite a livre circulação de ideias ou conceitos alternativos ou concorrentes. Em uma câmara de eco, há a implicação de que certas idéias ou resultados vencem por causa de uma injustiça inerente em como as informações são coletadas.
Definirtec explica Echo Chamber
Em TI, os profissionais podem usar o termo “câmara de eco” de várias maneiras. Um uso comum do termo em TI estaria relacionado a processos de desenvolvimento de software ou outros processos de desenvolvimento de tecnologia em que o jogo livre de ideias é inibido e, como resultado, os melhores resultados são evitados. Alguém pode falar sobre um projeto de desenvolvimento de software ocorrendo em uma câmara de eco, onde eles sentem que os programadores e engenheiros não têm permissão para explorar ideias que podem levar a melhores recursos ou funcionalidade.
Além disso, o termo “câmara de eco” também pode ser usado no desenvolvimento de inteligência artificial ou algoritmo para se referir a tecnologias que “têm viseiras” ou falham em contemplar toda a gama de ideias disponíveis. Um software que não está programado para receber uma gama completa de entradas, mas apenas um espectro menor, pode ser visto como uma tecnologia que sofre por ter sido construída com um design de “câmara de eco”.
Outro grande uso do termo “câmara de eco” é nas mídias sociais e outras plataformas interativas, onde as tecnologias geralmente selecionam bits de dados de uma fonte geral de acordo com heurísticas ou algoritmos de aprendizagem. Os usuários podem ver um feed de mídia social se transformando em uma “câmara de eco” de ideias comuns e semelhantes e pensar por que isso aconteceu.
Em geral, o termo “câmara de eco” ilustra como os gargalos de dados ou silos restringem as escolhas e opções disponíveis para pessoas ou máquinas.