Definição – O que significa Secure Sockets Layer (SSL)?
Secure Sockets Layer (SSL) é um protocolo padrão usado para a transmissão segura de documentos em uma rede. Desenvolvido pela Netscape, a tecnologia SSL cria um link seguro entre um servidor da Web e um navegador para garantir a transmissão de dados privada e integral. SSL usa o protocolo de controle de transporte (TCP) para comunicação.
Definirtec explica Secure Sockets Layer (SSL)
Em SSL, a palavra socket se refere ao mecanismo de transferência de dados entre um cliente e servidor em uma rede.
Ao usar SSL para transações seguras na Internet, um servidor Web precisa de um certificado SSL para estabelecer uma conexão SSL segura. SSL criptografa segmentos de conexão de rede acima da camada de transporte, que é um componente de conexão de rede acima da camada do programa.
SSL segue um mecanismo criptográfico assimétrico, no qual um navegador da Web cria uma chave pública e uma chave privada (secreta). A chave pública é colocada em um arquivo de dados conhecido como solicitação de assinatura de certificado (CSR). A chave privada é emitida apenas para o destinatário.
Os objetivos do SSL são:
- Integridade dos dados: os dados são protegidos contra violação.
- Privacidade de dados: a privacidade de dados é garantida por meio de uma série de protocolos, incluindo SSL Record Protocol, SSL Handshake Protocol, SSL Change CipherSpec Protocol e SSL Alert Protocol.
- Autenticação cliente-servidor: O protocolo SSL usa técnicas criptográficas padrão para autenticar o cliente e o servidor.
SSL é o predecessor do Transport Layer Security (TLS), que é um protocolo criptográfico para transmissão segura de dados da Internet.