Definição – o que significa camada de sessão?
No modelo Open Systems Interconnection (OSI), a camada de sessão é a quinta camada, que controla as conexões entre vários computadores. A camada de sessão rastreia os diálogos entre computadores, que também são chamados de sessões. Esta camada estabelece, controla e finaliza as sessões entre aplicativos locais e remotos.
Definirtec explica a camada de sessão
A camada de sessão gerencia uma sessão, iniciando a abertura e o fechamento das sessões entre os processos de aplicativo do usuário final. Essa camada também controla conexões únicas ou múltiplas para cada aplicativo de usuário final e se comunica diretamente com as camadas de apresentação e de transporte. Os serviços oferecidos pela camada de sessão são geralmente implementados em ambientes de aplicativos usando chamadas de procedimento remoto (RPCs).
As sessões são mais comumente implementadas em navegadores da Web usando protocolos como o Zone Information Protocol, o AppleTalk Protocol e o Session Control Protocol. Esses protocolos também gerenciam a restauração da sessão por meio de pontos de verificação e recuperação.
A camada de sessão suporta operações full-duplex e half-duplex e cria procedimentos para checkpoint, adiamento, reinício e término. A camada de sessão também é responsável por sincronizar informações de diferentes fontes. Por exemplo, as sessões são implementadas em programas de televisão ao vivo nos quais os fluxos de áudio e vídeo emergentes de duas fontes diferentes são mesclados. Isso evita tempo de transmissão sobreposto e silencioso.