Definição – O que significa MPEG-1 Audio Layer 3 (MP3)?
MPEG-1 Audio Layer 3 (MP3) é um formato e tecnologia de áudio digital usado para compactar uma sequência de som em um arquivo menor, mas ainda preservando a qualidade de áudio original. É considerado um formato de áudio com perdas. É um dos formatos mais populares para áudio digital e preferido para armazenar arquivos de música em dispositivos eletrônicos devido à sua boa fidelidade e tamanho reduzido.
Definirtec explica MPEG-1 Audio Layer 3 (MP3)
MPEG-1 Audio Layer 3 é considerado o padrão de fato para arquivos de áudio. Comparado com MPEG-1 Audio Layer 1 (MP1) ou Layer 2 (MP2), oferece excelente compressão de sinais musicais. Ele pode ser usado para canais duplos, canal único, estéreo, sinais multicanal e estéreo conjunto. Este formato é baseado na codificação perceptual, e o algoritmo de compressão traz um fator de compressão em torno de 12. A otimização da compressão também é feita de acordo com a faixa de áudio que as pessoas ouvem, e assim garante a preservação da qualidade do áudio. Os arquivos MP3 podem ser baixados e reproduzidos com a maioria dos reprodutores de áudio.
Os arquivos que usam MPEG-1 Audio Layer 3 são, em sua maioria, arquivos baixados e reproduzidos, mas também podem ser transmitidos por streaming. Este formato foi creditado por criar uma nova classe de dispositivos eletrônicos de consumo, ou seja, leitores de MP3. MPEG-1 Audio Layer 3 também é usado em telefones celulares e transmissão de áudio digital por satélite.