Definição – o que significa a camada 7?
A camada 7 refere-se à sétima e superior camada do modelo OSI (Open Systems Interconnect) conhecida como camada de aplicativo. Esta é a camada mais alta que oferece suporte a processos e aplicativos do usuário final. A camada 7 identifica as partes que se comunicam e a qualidade do serviço entre elas, considera a privacidade e a autenticação do usuário, bem como identifica quaisquer restrições na sintaxe dos dados. Essa camada é totalmente específica do aplicativo.
Definirtec explica a camada 7
Na camada de aplicação do modelo OSI, ao contrário do modelo da Internet, é estreito em escopo e o define como interagindo diretamente com o aplicativo que é responsável por exibir imagens e dados ao usuário como um formato reconhecível por humanos para permitir ao usuário para interagir com a camada abaixo dela, que é a camada de apresentação. Esta camada interage com aplicativos de software que implementam um componente de comunicação.
As funções da camada de aplicação incluem a identificação dos parceiros de comunicação, determinando a disponibilidade e qualidade dos recursos e sincronizando a comunicação entre os parceiros. Ao determinar os parceiros, a camada identifica as identidades e a disponibilidade dos comunicadores e, em seguida, determina se há recursos suficientes ou se existe o método de comunicação selecionado. Quando a comunicação é estabelecida, a camada a sincroniza por meio da cooperação dos parceiros de comunicação.
Implementações da camada de aplicativo na pilha OSI:
- Protocolo de Informação de Gerenciamento Comum (CMIP)
- Correio X.400
- Protocolo de transferência de arquivos e gerenciamento de acesso (FTAM)
Implementação da camada de aplicativo na pilha TCP / IP:
- Protocolo de transferência de hipertexto (HTTP)
- File Transfer Protocol (FTP)
- Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede (SNMP)
- Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)