Definição – o que significa a camada 5?
A camada 5 refere-se à quinta camada do modelo OSI (Open Systems Interconnect) e é conhecida como camada de sessão.
Como o nome sugere, essa camada é dedicada às sessões de conexão e é a camada que estabelece e gerencia as conexões entre dois ou mais aplicativos. A camada 5 coordena, configura e, subsequentemente, encerra as comunicações entre os aplicativos. A camada de sessão é responsável por lidar com a conexão e coordenação da sessão.
Definirtec explica a camada 5
A camada 5, ou camada de sessão, é o mecanismo de rede para abrir, fechar e gerenciar geralmente as sessões de comunicação entre os aplicativos do usuário final e seus processos. As sessões consistem em solicitações e respostas entre aplicativos ou processos de comunicação. Ele também é responsável pelo checkpoint e recuperação da sessão, e permite que informações provenientes de diferentes fluxos, de diferentes origens, sejam sincronizadas e combinadas. Um bom exemplo disso é em uma chamada de vídeo ou conferência na Web em que o vídeo e o áudio devem ser sincronizados para evitar problemas de sincronização labial.
Um bom exemplo de protocolo de camada de sessão é o X.225 ou ISO 8327 onde, caso a conexão seja perdida, o protocolo tenta recuperar a conexão. Se uma conexão não tiver sido usada por um longo período, o protocolo pode optar por fechá-la e reabri-la.
Alguns exemplos de protocolos usados na camada 5 incluem:
- Protocolo de sessão AppleTalk (ASP)
- Protocolo de fluxo de dados AppleTalk (ADSP)
- Protocolo de camada de sessão OSI (X.225, ISO 8327)
- Sistema básico de entrada / saída de rede (NetBIOS)
- Protocolo de autenticação de senha (PAP)
- Protocolo de Chamada de Procedimento Remoto (RPC)
- Protocolo de túnel ponto a ponto (PPTP)