Definição – o que significa a camada 2?
A camada 2 refere-se à segunda camada do modelo OSI (Open Systems Interconnection), que é a camada de enlace.
A camada 2 é onde os pacotes de dados são codificados e decodificados em bits reais. É a camada de protocolo que permite a transferência de dados entre nós de rede adjacentes em um segmento de rede, como uma rede local ou de longa distância.
Definirtec explica a camada 2
A camada 2 fornece os meios procedimentais e funcionais para a transferência de dados entre os nós da rede e fornece os meios para detectar e corrigir erros que podem ocorrer na camada física (camada 1).
Ethernet, que é usada para redes locais (LAN) de vários nós, é o melhor exemplo do protocolo da camada de enlace. Outros protocolos incluem protocolo ponto a ponto (PPP), controle de link de dados de alto nível (HDLC) e procedimentos de controle de comunicação de dados avançados (ADCCP) para conexões de nó duplo.
A camada 2 está preocupada principalmente com a entrega local de quadros de dados entre dispositivos de rede na mesma rede ou LAN, essencialmente trazendo conhecimento do protocolo de transmissão para o sistema, gerenciando erros da camada física e promovendo controle de fluxo e sincronização de quadros. Ele tem duas subcamadas – controle de link lógico (LLC) e controle de acesso à mídia (MAC).
Os principais serviços da Camada 2 incluem:
- Encapsulamento de pacotes de dados em quadros
- Sincronização de quadros
- Erro e controle de fluxo através da subcamada LLC
- Endereçamento físico ou MAC
- Comutação de pacotes ou LAN
- Agendamento de pacote de dados
- LANs virtuais