Definição – o que significa cálculo relacional?
O cálculo relacional é usado com uma linguagem de consulta declarativa não procedural na qual o usuário não se preocupa com o procedimento para obter saídas. O usuário fornece apenas os requisitos e a saída é fornecida sem conhecer a técnica de recuperação. O cálculo relacional é usado principalmente para medir o poder seletivo das linguagens relacionais.
Definirtec explica cálculo relacional
O cálculo relacional é amplamente baseado no cálculo proposicional popular e no cálculo de predicados, o cálculo que calcula com declarações e sentenças. O conceito de cálculo relacional foi desenvolvido por Edgar F. Codd. No cálculo relacional, uma consulta é expressa como uma fórmula composta por várias variáveis e uma expressão que consiste nessas variáveis. Comparado à interface de banco de dados humano, o cálculo relacional adota uma abordagem completamente diferente, questionando os usuários apenas sobre o resultado desejado. As sentenças são muito mais simples e referem-se especificamente às relações e valores do banco de dados no cálculo relacional.
Existem duas categorias de cálculo relacional: cálculo relacional de tupla e cálculo relacional de domínio. O cálculo relacional de tupla especifica a escolha das tuplas (listas ordenadas de elementos) em uma relação e pode escolher tuplas com intervalo de tuplas ou valores para valores específicos. A relação resultante pode ter uma ou mais tuplas. No caso do cálculo relacional de domínio, faz uso da lista de atributos que precisam ser escolhidos da relação com base nas condições. Em outras palavras, a diferença entre o cálculo relacional das tuplas e o cálculo relacional do domínio é que o cálculo relacional do domínio seleciona os atributos e não as tuplas inteiras, como o cálculo relacional das tuplas.