Definição – o que significa cadeia de Markov?
Uma cadeia de Markov é um processo matemático que faz a transição de um estado para outro dentro de um número finito de estados possíveis. É uma coleção de diferentes estados e probabilidades de uma variável, onde sua condição ou estado futuro é substancialmente dependente de seu estado anterior imediato.
Uma cadeia de Markov também é conhecida como cadeia de Markov de tempo discreto (DTMC) ou processo de Markov.
Definirtec explica a cadeia de Markov
As cadeias de Markov são usadas principalmente para prever o estado futuro de uma variável ou qualquer objeto com base em seu estado anterior. Ele aplica abordagens probabilísticas na previsão do próximo estado. As cadeias de Markov são exibidas usando gráficos direcionados, que definem o estado atual e passado e a probabilidade de transição de um estado para outro.
As cadeias de Markov têm várias implementações em tecnologias de computação e Internet. Por exemplo, a fórmula do PageRank (r) empregada pela pesquisa do Google usa uma cadeia de Markov para calcular o PageRank de uma página da web específica. Ele também é usado para prever o comportamento do usuário em um site com base nas preferências anteriores dos usuários ou nas interações com ele.