Definição – o que significa Cache de nível 3 (Cache L3)?
Um cache de nível 3 (L3) é um cache especializado que é usado pela CPU e geralmente é construído na placa-mãe e, em certos processadores especiais, dentro do próprio módulo da CPU. Ele funciona junto com o cache L1 e L2 para melhorar o desempenho do computador, evitando gargalos devido ao ciclo de busca e execução demorar muito. O cache L3 alimenta informações para o cache L2, que então encaminha as informações para o cache L1. Normalmente, o desempenho da memória é mais lento em comparação com o cache L2, mas ainda é mais rápido do que a memória principal (RAM).
Definirtec explica Cache de nível 3 (Cache L3)
O cache L3 é normalmente construído na placa-mãe entre a memória principal (RAM) e os caches L1 e L2 do módulo do processador. Isso serve como outra ponte para estacionar informações como comandos do processador e dados usados com freqüência, a fim de evitar gargalos resultantes da busca desses dados da memória principal. Resumindo, o cache L3 de hoje é o que o cache L2 era antes de ser embutido no próprio módulo do processador.
A CPU verifica as informações de que precisa do cache L1 para o L3. Se ele não encontrar essa informação em L1, ele olha para L2 e depois para L3, o maior e mais lento do grupo. A finalidade do L3 difere dependendo do design da CPU. Em alguns casos, o L3 mantém cópias de instruções freqüentemente usadas por vários núcleos que o compartilham. A maioria dos processadores modernos tem caches L1 e L2 embutidos por núcleo e compartilham um único cache L3 na placa-mãe, enquanto outros designs têm o L3 no próprio chip da CPU.