Definição – o que significa Cache de nível 1 (Cache L1)?
Um cache de nível 1 (cache L1) é um cache de memória embutido diretamente no microprocessador, que é usado para armazenar as informações acessadas recentemente pelo microprocessador, portanto, também é chamado de cache primário. Também é conhecido como cache interno ou cache do sistema.
O cache L1 é a memória cache mais rápida, uma vez que já está embutido no chip com uma interface de estado de espera zero, tornando-o o cache mais caro entre os caches da CPU. No entanto, seu tamanho é limitado. É usado para armazenar dados que foram acessados pelo processador recentemente, arquivos críticos que precisam ser executados imediatamente e é o primeiro cache a ser acessado e processado quando o próprio processador executa uma instrução de computador.
Definirtec explica Cache de nível 1 (Cache L1)
Em microprocessadores mais recentes, o cache L1 é dividido igualmente em dois: um cache que é usado para manter os dados do programa e outro cache que é usado para manter as instruções para o microprocessador. Alguns microprocessadores mais antigos, por outro lado, usam o cache L1 não dividido e o usam para armazenar dados do programa e instruções do microprocessador.
Ele é implementado com o uso de memória de acesso aleatório estática (SRAM), que vem em tamanhos diferentes dependendo do grau do processador. Esta SRAM usa dois transistores por bit. Os dois transistores formam um circuito conhecido como ‘flip-flop’, pois tem dois estados entre os quais pode alternar; o segundo transistor gerencia a saída do primeiro transistor. Enquanto a energia for fornecida ao circuito, ele pode conter dados sem ajuda externa.
Todos os designs de cache L1 seguem o mesmo processo; a lógica de controle do cache L1 armazena os dados usados com frequência no cache e só atualiza a memória externa quando a CPU entrega o controle a outros mestres de barramento quando os dispositivos periféricos estão acessando diretamente a memória.