Definição – o que significa cabo de fita?
Um cabo plano é um cabo fino e plano composto de vários cabos de pequeno porte colocados paralelamente uns aos outros. Com cada núcleo situado lado a lado, eles formam um cabo plano largo que se assemelha a um pedaço de fita, daí seu nome. Esse tipo de cabo é usado principalmente em sistemas eletrônicos que exigem vários barramentos de dados para conectar periféricos internos, como unidades de disco a seus respectivos controladores de unidade.
Os cabos de fita também são conhecidos como cabos multiplanares.
Definirtec explica o cabo de fita
O arranjo distinto de vários cabos em um cabo plano permite que um conector de deslocamento de isolamento (IDC) seja facilmente conectado em suas extremidades. A codificação de cores é praticada e implementada em cabos de fita para evitar conexões reversas e, como regra, a borda do cabo marcada com uma faixa vermelha é conectada ao pino 1 no conector. Além disso, cabos de cores diferentes foram disponibilizados para facilitar a identificação de cada condutor. Eles são freqüentemente chamados de cabos hippie; por outro lado, eles permaneceram especializados e comparativamente caros. Os conectores nas extremidades do cabo também são especialmente entalhados para que só possam se encaixar de uma maneira específica, evitando efetivamente conexões reversas.
Os cabos de fita são normalmente usados em computadores com interfaces IDE para conectar componentes IDE e também são usados para conectar componentes móveis a controladores, como cabeças de impressão.