Definição – o que significa C Shell (csh)?
O C shell (csh) é um shell de comando para sistemas do tipo Unix que foi originalmente criado como parte do Berkeley Software Distribution (BSD) em 1978. O Csh pode ser usado para inserir comandos interativamente ou em scripts de shell. O shell introduziu uma série de melhorias em relação ao shell Bourne anterior, projetado para uso interativo. Isso inclui histórico, operações de edição, uma pilha de diretório, controle de trabalho e conclusão de til. Muitos desses recursos foram adotados no shell Bourne Again (bash), shell Korn (ksh) e no shell Z (zsh). Uma variante moderna, tcsh, também é muito popular.
Definirtec explica C Shell (csh)
O shell C foi criado por Bill Joy enquanto ele era um estudante de graduação na UC Berkeley no final dos anos 1970. Foi lançado pela primeira vez como parte do 2BSD Berkeley Software Distribution of Unix em 1978.
O shell C recebe o nome de sua sintaxe, que se destina a ser semelhante à linguagem de programação C.
O shell C introduziu recursos que tinham como objetivo facilitar o uso interativo na linha de comando, embora, como outros shells, seja capaz de ser script. Um dos recursos mais notáveis foi o histórico de comandos. Os usuários podem recuperar comandos anteriores que inseriram e repeti-los ou editar esses comandos. Os aliases permitem que os usuários definam nomes curtos a serem expandidos em comandos mais longos. Uma pilha de diretório permite que os usuários empurrem e abram diretórios na pilha para saltar para frente e para trás rapidamente. O shell C também introduziu a notação til padrão, em que “~” representa o diretório pessoal de um usuário.
A maioria desses recursos foi incorporada em shells posteriores, incluindo o shell Bourne Again, o shell Korn e o shell Z. Uma variante popular é o tsch, que é o shell padrão atual nos sistemas BSD, bem como nas primeiras versões do Mac OS X.