O termo “BYOD” significa “Bring Your Own Device” (traga o seu próprio dispositivo). Isso se refere à crescente tendência dos funcionários de usar seus próprios dispositivos pessoais, como laptops, smartphones e tablets, para fins de trabalho. Isso pode representar um desafio para os departamentos de TI, pois eles precisam garantir que esses dispositivos sejam seguros e estejam em conformidade com as políticas da empresa. O que é um exemplo de BYOD? Um exemplo de BYOD é quando um funcionário traz seu próprio laptop ou dispositivo móvel para o trabalho e o conecta à rede da empresa. Isso permite que o funcionário acesse os dados e aplicativos da empresa a partir de seu próprio dispositivo, o que pode ser mais conveniente do que usar um dispositivo fornecido pela empresa. No entanto, isso também significa que a empresa deve tomar medidas para proteger sua rede e dados, já que o dispositivo do funcionário pode não estar tão bem protegido quanto um dispositivo da empresa.
Como podemos proteger BYOD?
Existem algumas maneiras diferentes de as organizações se protegerem quando permitem trazer o seu próprio dispositivo (BYOD) políticas.
A primeira maneira é ter uma política clara e abrangente de BYOD em vigor. Esta política deve delinear que tipos de dispositivos são permitidos, que tipos de dados podem ser acessados nesses dispositivos, e que medidas de segurança devem estar em vigor nos dispositivos.
A segunda maneira de proteger contra OBSERVAÇÃO é exigir que todos os dispositivos sejam registrados junto à organização. Isto permite que a organização controle quais dispositivos estão acessando seus dados e redes, e assegure que todos os dispositivos estejam devidamente protegidos.
A terceira forma de protecção contra OBSERVAÇÃO é exigir que todos os dispositivos sejam encriptados. Isto assegura que mesmo que um dispositivo seja perdido ou roubado, os dados nele contidos estarão a salvo de olhos curiosos.
Finalmente, as organizações devem certificar-se de que têm uma boa solução de gestão de dispositivos móveis (MDM) no local. Esta solução deve ser capaz de rastrear e gerenciar todos os dispositivos da rede, bem como aplicar políticas de segurança.
Ao seguir estes passos, as organizações podem ajudar a garantir que seus dados estejam seguros, mesmo quando os funcionários estiverem usando seus próprios dispositivos.
Quais são as vantagens de trazer o seu próprio dispositivo?
Há várias vantagens em trazer o seu próprio dispositivo:
1) Você pode ter um maior controle sobre o dispositivo e suas capacidades. Por exemplo, você pode escolher o modelo e a marca específica do dispositivo, bem como o tipo de sistema operacional que ele usa. Isto pode ser importante se você tiver necessidades ou preferências específicas em termos de funcionalidade do dispositivo.
2) Você geralmente pode obter um preço melhor em um dispositivo quando você mesmo o compra, ao contrário de obtê-lo através de uma operadora sem fio. Isto porque as operadoras sem fio tipicamente subsidiam o custo dos dispositivos, o que significa que você acaba pagando mais pelo dispositivo a longo prazo.
3) Quando você traz seu próprio dispositivo, você não está vinculado a uma operadora específica. Isto significa que você pode trocar de operadora se encontrar um negócio melhor ou se você não estiver satisfeito com o serviço que está recebendo atualmente.
4) Você pode manter o seu aparelho por mais tempo, uma vez que não está vinculado a ciclos de atualização de portadoras. Isto pode poupar-lhe dinheiro a longo prazo, uma vez que não terá de continuar a comprar novos aparelhos a cada dois anos ou mais.
5) Você pode vender o seu aparelho quando terminar, o que pode recuperar parte do custo do aparelho.
O BYOD está livre de riscos?
Não existe uma política de “sem riscos” da BYOD, pois há sempre riscos associados a permitir que os funcionários tragam os seus próprios dispositivos para o trabalho. No entanto, existem maneiras de minimizar esses riscos, tais como assegurar que todos os dispositivos estejam devidamente seguros e que os funcionários estejam cientes dos riscos potenciais envolvidos. Além disso, é importante ter uma política clara e concisa de OBRIGATÓRIO que defina as expectativas e regras para os funcionários que desejam trazer seus próprios dispositivos para o trabalho.
Porque é que o BYOD é uma ameaça à segurança?
Quando os funcionários trazem seus próprios dispositivos (BYOD) para o trabalho e os conectam à rede da empresa, isso cria um potencial risco de segurança. Os dispositivos BYOD muitas vezes não são tão bem protegidos como os dispositivos de propriedade corporativa, e podem não estar sujeitos às mesmas políticas e procedimentos de segurança. Isto pode facilitar aos hackers comprometerem os dispositivos BYOD e obterem acesso à rede da empresa. Além disso, os dispositivos BYOD podem introduzir malware e outros códigos maliciosos na rede.
Há uma série de passos que as empresas podem tomar para mitigar os riscos de segurança associados ao BYOD, mas é importante estar ciente dos riscos e tomar medidas para proteger a rede.