Definição – O que significa Business Intelligence de Autoatendimento (SSBI)?
A inteligência de negócios de autoatendimento (SSBI) é uma abordagem relativamente nova de inteligência de negócios que permite que usuários finais menos experientes em tecnologia executem análises de dados por conta própria, em vez de depender de equipes profissionais habilitadas e experientes.
Definirtec explica Business Intelligence de autoatendimento (SSBI)
A inteligência de negócios em geral se refere à obtenção de dados acionáveis de conjuntos de big data corporativos. Existem várias maneiras de buscar inteligência de negócios, mas a inteligência de negócios de autoatendimento (SSBI) tem emergido como uma opção popular, em parte porque permite que uma empresa cliente faça mais sem tanto suporte de um fornecedor de TI.
Existem vários princípios em ação no SSBI – um princípio abrangente é o fornecimento de sistemas que permitem aos usuários construir seus próprios sistemas de consulta e configurações de pesquisa de inteligência de negócios a partir de ferramentas e recursos existentes. Muitos especialistas falam sobre “painéis personalizados” como uma forma de fornecer ferramentas fáceis de usar para análise de dados. Eles também falam sobre como vinculá-los a um componente de data warehouse de alta potência, para que os dados possam ser facilmente e rapidamente canalizados de e para um repositório central.
Outro grande problema do SSBI é tornar as informações disponíveis acessíveis ao usuário final ou, em outras palavras, traduzir sistemas técnicos para os clientes. Alguns sistemas SSBI fornecem ferramentas específicas para “interpretar” metadados para mostrar aos usuários finais inexperientes onde certas informações podem estar. Também existe o uso de visualização de dados, que formula informações em tabelas e gráficos fáceis de usar.
Tudo isso dá suporte a um sistema que empurra mais do potencial e da responsabilidade de uso para o “leigo” ou usuário final não técnico, em vez de ter essas pessoas repassando suas solicitações a equipes de TI qualificadas. Este será um componente importante da inteligência de negócios no futuro e um problema significativo no futuro dos sistemas corporativos.