Bugzilla

Definição – o que significa o Bugzilla?

Bugzilla é um programa de rastreamento de bugs baseado na web desenvolvido pela Mozilla Foundation. O programa é usado para acompanhar os projetos da Mozilla, incluindo o navegador Firefox. O software permite que os usuários enviem tickets nos quais os desenvolvedores podem agir. Tal como acontece com outros projetos da Mozilla, Bugzilla tem uma licença de código aberto.

Definirtec explica o Bugzilla

Bugzilla é um programa de rastreamento de bugs baseado na web de código aberto que, como o nome sugere, foi criado pela Fundação Mozilla. O programa foi desenvolvido pela primeira vez pela Netscape em 1998, quando relicenciado seu Netscape Navigator sob uma licença de código aberto como o pacote Mozilla original. O software permite que os usuários enviem tíquetes e que os membros do projeto atribuam bugs a um nível de gravidade e atribuam bugs a desenvolvedores específicos.

Bugzilla foi originalmente escrito por Terry Wiseman em Tcl antes de ser reimplementado em Perl. O sistema de rastreamento de bugs é baseado na web e roda em um sistema de gerenciamento de banco de dados e Perl 5. Ele é desenvolvido principalmente para rastrear bugs em vários projetos da Mozilla, incluindo o navegador Firefox e o cliente de e-mail Thunderbird. É um exemplo de “dogfooding” ou uma empresa que realmente usa os produtos que está desenvolvendo. Além do Mozilla, o Bugzilla também é usado para vários outros grandes projetos de código aberto, incluindo FreeBSD, WebKit, kernel do Linux e GNOME, entre outros.

Bugzilla também é auto-hospedado. Os bugs no próprio Bugzilla também são rastreados no Bugzilla.

O Bugzilla é famoso por sua mensagem incomum quando nenhum bug é encontrado em seu mecanismo de busca, “zarro boogs found”. A intenção é ser uma declaração bem-humorada de que nenhum software está completamente livre de bugs ao inserir intencionalmente de forma incorreta a mensagem de que nenhum bug foi encontrado.