Brainstorming

Brainstorming é um método de resolução de problemas no qual um grupo de pessoas gera ideias e soluções através de um fluxo livre de pensamentos e ideias. Brainstorming pode ser usado para gerar novas idéias para produtos, serviços ou negócios, ou para resolver problemas que existem dentro de uma organização. Brainstorming é frequentemente usado em indústrias criativas como publicidade, design e arquitetura, mas pode ser usado em qualquer campo para gerar novas idéias. O que é um exemplo de uma técnica de brainstorming? Um exemplo de uma técnica de brainstorming é o “ERP” (Eliminate, Reduce, & Prioritize). Esta técnica pode ser usada para ajudá-lo a identificar e priorizar as tarefas ou objetivos mais importantes que você precisa alcançar.

Para usar esta técnica, comece por fazer um brainstorming de uma lista de todas as tarefas ou metas que você precisa alcançar. Uma vez que você tenha a sua lista, passe adiante e elimine quaisquer tarefas que não sejam essenciais para alcançar o seu objetivo geral. Para as restantes tarefas, tente reduzir o número de passos necessários para completar cada tarefa. Finalmente, priorize as tarefas restantes por ordem de importância. O que são duas fases do brainstorm? A primeira fase do brainstorming é chamada de “geração de idéias”, onde os participantes geram o maior número possível de idéias, sem julgamento ou crítica. A segunda fase é chamada “refinamento de idéias” onde os participantes avaliam e revisam as idéias geradas na primeira fase.

Faz e não faz o “brainstorming”?

Quando se trata de brainstorming, há algumas coisas fundamentais a ter em mente para aproveitar ao máximo o processo. Aqui estão algumas coisas a fazer e a não fazer para ter em mente:
Faz:
1. Encorajar ideias selvagens: O objectivo do brainstorming é gerar ideias novas e criativas, por isso não tenhas medo de ir em frente! Encoraje os membros da equipa a pensar fora da caixa e a pensar em ideias que possam parecer “loucas” no início.

2. Construir sobre as ideias uns dos outros: Quando tiverem algumas ideias em cima da mesa, comecem a construir sobre elas. O Brainstorming tem tudo a ver com a geração de novas ideias através da colaboração, por isso não tenham medo de construir sobre as ideias uns dos outros.

3. Escreva tudo: Certifique-se de escrever todas as ideias que são geradas durante a sessão de brainstorming. Isto ajudará a garantir que nenhuma ideia se perca e que todos estejam na mesma página.

Não o faças:

1. Não julgue ou critique as ideias: Lembre-se, o objectivo do brainstorming é gerar ideias novas e criativas. Se os membros da equipe sentirem que suas idéias estão sendo julgadas ou criticadas, será menos provável que eles as compartilhem.

2. Não se apegue demasiado a nenhuma ideia: É importante lembrar que nem todas as ideias que são

Quais são as vantagens e desvantagens do brainstorming?

Há vantagens e desvantagens do brainstorming. No lado positivo, o brainstorming pode ajudar a gerar muitas ideias num curto espaço de tempo. Isto pode ser útil quando você está tentando encontrar soluções para um problema ou quando você está tentando gerar novas idéias para um projeto. Do lado negativo, o brainstorming pode às vezes levar a menos foco e discussão menos produtiva. Além disso, se não for feito corretamente, o brainstorming pode levar a um monte de idéias que não são muito boas.

Porque se chama brainstorming?

Existem algumas explicações possíveis para o porquê do brainstorming ser chamado brainstorming. Uma possibilidade é que o termo foi cunhado nos anos 30 por Alex Faickney Osborn, a quem é creditado o mérito de popularizar a técnica. Osborn usou o termo “brainstorming” para descrever uma técnica de resolução de problemas de grupo que ele desenvolveu.

Outra possibilidade é que o termo foi inspirado pela frase “invadir o cérebro”, que foi usada no final do século XIX para descrever o processo de surgimento de idéias.
Também é possível que o termo tenha sido simplesmente escolhido porque soa bem e é fácil de lembrar. Independentemente das suas origens, o termo brainstorming tornou-se amplamente utilizado para descrever uma variedade de diferentes técnicas de resolução de problemas e de geração de ideias em grupo.