Definição – o que significa botnet?
Um botnet é um grupo de computadores conectados de forma coordenada para fins maliciosos. Cada computador em um botnet é chamado de bot. Esses bots formam uma rede de computadores comprometidos, que é controlada por terceiros e usada para transmitir malware ou spam, ou para lançar ataques.
Um botnet também pode ser conhecido como exército de zumbis.
Definirtec explica Botnet
Originalmente, os botnets foram criados como uma ferramenta com finalidades válidas em canais de Internet relay chat (IRC). Eventualmente, os hackers exploraram as vulnerabilidades nas redes IRC e desenvolveram bots para realizar atividades maliciosas, como roubo de senha, registro de pressionamento de tecla, etc.
Freqüentemente, um invasor tem como alvo computadores não protegidos por firewalls e / ou software antivírus. Um manipulador de botnet pode obter o controle de um computador de várias maneiras, mas com mais frequência faz isso por meio de vírus ou worms. Os botnets são importantes porque se tornaram ferramentas que hackers e o crime organizado usam para realizar atividades ilegais online. Por exemplo, os hackers usam botnets para lançar ataques coordenados de negação de serviço, enquanto o crime organizado usa botnets como forma de spam ou enviar um ataque de phishing que é então usado para identificar roubo.
Ainda mais preocupante é a indústria que surgiu em torno de botnets, em que os criadores de bots criam botnets especificamente para “alugar” pelo lance mais alto. Quer enviem spam, adware / spyware, vírus / worms, etc., os botnets podem ser usados para perpetrar praticamente qualquer tipo de ataque digital.