Definição – o que significa o boato de vírus?
Um boato de vírus é um e-mail que fornece um aviso sobre um vírus, worm ou algum outro desastre e exorta os destinatários a encaminhar a mensagem. Freqüentemente, os e-mails fraudulentos são enviados de uma fonte que parece confiável, o que pode dificultar a decisão dos destinatários sobre dar ouvidos à mensagem. Embora esses hoaxes sejam geralmente benignos, eles sugerem que os destinatários excluam arquivos importantes de seus computadores ou baixem um anexo infectado.
Definirtec explica o boato de vírus
Os hoaxes de vírus muitas vezes podem ser distinguidos por sua natureza sensacional, bem como pelas alegações oficiais que costumam conter.
Por exemplo, em 2006, um e-mail circulou alegando que os e-mails com um anexo chamado “convite” continham uma “tocha olímpica” que queimaria o disco rígido inteiro de um computador. O e-mail afirmava que o vírus havia sido anunciado pela CNN e descoberto por McAffee. Claro, todo o conceito era uma farsa.
Algumas pessoas consideram os hoaxes um tipo de worm em si mesmos, porque eles se aproveitam dos medos das pessoas sobre a Internet e influenciam o comportamento dos usuários de computador.