Definição – o que significa o lock-in do fornecedor?
O lock-in do fornecedor é o uso restrito ou proprietário de uma tecnologia, solução ou serviço desenvolvido por um fornecedor ou parceiro fornecedor. Essa técnica pode ser desanimadora e desmoralizante porque os clientes são efetivamente impedidos de mudar para fornecedores alternativos.
O aprisionamento do fornecedor também é conhecido como lock-in proprietário ou lock-in do cliente.
Definirtec explica o aprisionamento do fornecedor
O aprisionamento do fornecedor é uma técnica de entrega de serviço que garante a dependência do cliente dos serviços do fornecedor. Isso é alcançado através do desenvolvimento de soluções de TI que são dependentes de plataforma com software / aplicativo / hardware / equipamento proprietário e que funcionam exclusiva ou colaborativamente com parceiros fornecedores limitados e terceirizados. Além disso, esses tipos de serviços reduzem os altos custos de troca entre fornecedores concorrentes, tornando os clientes relutantes ou mesmo incapazes de fazer a transição para fornecedores diferentes. É o caso clássico de uma troca entre boa tecnologia e bons negócios. Infelizmente para os clientes (e técnicos), tecnologia ruim e padrões fechados às vezes tornam o produto mais lucrativo.
Um exemplo é um bloqueio de SIM (bloqueio de rede), onde um cartão SIM é propriedade de um fabricante de telefone específico. A Microsoft é frequentemente criticada por ficar preso ao fornecedor em sua produção de interfaces de programação de aplicativos (API) e estruturas não abertas para aplicativos do sistema operacional (SO) Windows que exigem altos custos de troca de sistema operacional. O aprisionamento do fornecedor é proeminentemente visível nas soluções de computação em nuvem, onde a troca de dados / serviços, troca e integração, embora nem sempre cara, é altamente complexa.