Definição – o que significa bloqueio de arquivo?
O bloqueio de arquivo é um recurso de gerenciamento de dados que restringe outros usuários de alterar um arquivo específico. Isso permite que apenas um usuário ou processo tenha acesso a esse arquivo a qualquer momento. Isso evita o problema de interceder atualizações nos mesmos arquivos.
Definirtec explica o bloqueio de arquivos
Por exemplo, se o processo A e o processo B abrirem o mesmo arquivo, o processo A então altera o arquivo e o salva. O processo B, que ainda possui o arquivo de estado original, faz algumas alterações e o salva, tornando as alterações feitas pelo processo A perdidas.
O mecanismo de bloqueio de arquivo foi introduzido pela IBM em 1963 em computadores mainframe que usavam o OS / 360. Na época, era chamado de “controle exclusivo”. Este é um método de ordem de chegada para gerenciamento de arquivos em sistemas multiusuário. O primeiro processo ou usuário a acessar o arquivo bloqueia o acesso de outros usuários. Quando o arquivo é atualizado e o controle é abandonado, ele fica desbloqueado e disponível para acesso de outras pessoas. A implementação moderna deste método permite que vários usuários acessem o arquivo, mas apenas o primeiro a acessá-lo pode modificá-lo. Alguns aplicativos permitem atualizações intercaladas com todas as alterações mescladas seletivamente posteriormente, seja manual ou automaticamente.