Bloatware

Definição – O que significa Bloatware?

Bloatware é um software que possui recursos desnecessários que usam grandes quantidades de memória e RAM. O software passa a ser conhecido como bloatware quando se torna tão pesado que sua funcionalidade é abafada por seus recursos inúteis. Isso também é conhecido como inchaço de software.

Bloatware também é uma gíria para vários programas pré-instalados em novos PCs. Muitos desses programas são versões de teste “leves” ou limitadas, projetadas para atrair novos usuários a comprar ou assinar as versões completas.

Definirtec explica Bloatware

O bloatware geralmente ocorre como resultado do deslocamento de recursos. Como o software é tradicionalmente reprojetado anualmente, muitos desenvolvedores sentem a necessidade de adicionar funcionalidades adicionais a fim de atrair os usuários a atualizar o software existente. Infelizmente, os recursos adicionados aumentam o tamanho do programa e os requisitos do sistema necessários para executá-lo sem problemas, eventualmente forçando o usuário a atualizar para executar o software mais recente.

Os modelos de assinatura de software como serviço baseados em nuvem são vistos como alternativas ao bloatware porque reduzem a necessidade de revender produtos na forma de uma atualização anual.

O bloatware foi difundido na década de 1990, quando as empresas de software fizeram acordos com os fabricantes para que seus produtos fossem pré-instalados nos PCs. Às vezes, esses programas pré-instalados eram até configurados para iniciar na inicialização, tornando as máquinas mais lentas. Pop-ups, lembretes de compra, aplicativos conflitantes e reações cada vez mais hostis dos consumidores tornaram a pré-instalação menos atraente para os fornecedores.

Quando as práticas de bloatware estavam no auge, alguns consumidores até pagavam os varejistas para desinstalar todo o bloatware indesejado. Versões de teste de alguns programas comuns ainda estão pré-instaladas, mas os consumidores geralmente podem optar por aceitar ou não antes de comprar.