Definição – o que significa BITNET?
A BITNET era uma rede de computadores cooperativa de ampla área composta por redes de diferentes universidades nos Estados Unidos. Foi estabelecido em 1981 por Ira Fuchs da City University of New York (CUNY) e Greydon Freeman da Yale University, com o primeiro link de rede sendo entre essas duas universidades. Seu nome foi originalmente tirado da frase “because It’s There Net”, mas posteriormente alterado para “because It’s Time Net”.
A BITNET foi simplesmente uma das primeiras líderes em comunicações de rede mundial para as comunidades de educação e pesquisa. Tornou-se a base para a introdução da Internet moderna, especialmente em áreas fora dos Estados Unidos.
Definirtec explica BITNET
BITNET era um tipo de rede de armazenamento e encaminhamento ponto a ponto, muito diferente da forma como o protocolo da Internet (IP) funciona. Isso significa que no BITNET o e-mail e os arquivos eram transmitidos como dados inteiros de um servidor para outro até chegar ao destino final, tornando-o mais parecido com a Usenet. O BITNET usava o protocolo RSCS para entrada de trabalho de rede (NJE), que também era usado para a enorme rede interna da IBM chamada VNET. Quando os protocolos usados pelo BITNET foram transferidos para sistemas operacionais de mainframe não IBM, eles se tornaram populares e amplamente implementados em VAX / VMS.
O pico do BITNET foi em 1991, quando conectou cerca de 500 organizações e 3000 nós, todos eles instituições educacionais. Ele se estendia por todo o continente norte-americano e também tinha conexões em outras áreas do mundo. Era conhecido como NetNorth no Canadá, na Europa era denominado EARN, TIFR na Índia e GulfNet em alguns territórios do Golfo Pérsico.