Definição – O que significa Biotecnologia?
Biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que faz uso de sistemas biológicos, organismos vivos e seus componentes para criar produtos e outros sistemas tecnológicos com o objetivo de fazer avançar a condição humana. Esse avanço pode vir na forma de aumento da produção de alimentos, descobertas medicinais ou melhorias na saúde como resultado de novos conhecimentos e produtos. O termo é uma combinação óbvia da palavra bio (vida) e tecnologia.
Definirtec explica Biotecnologia
A biotecnologia é um grande conceito e abrange muitas indústrias, mas com uma ênfase comum no uso de organismos vivos para atingir qualquer objetivo que seu ramo possa ter. Tem como objetivo desenvolver tecnologias e procedimentos para modificar os organismos vivos para se adequarem aos propósitos humanos, com exemplos que remontam aos primeiros ancestrais do homem que descobriram a domesticação de animais, o cultivo de plantas e seus aprimoramentos com base na seleção e hibridização artificiais.
As maiores áreas da biotecnologia são a agricultura e as ciências farmacêuticas e médicas. Ao longo da história da agricultura, os agricultores alteraram a genética de seus animais e plantações para obter uma colheita mais abundante e criar variedades mais resistentes que podem sobreviver em diferentes climas. A fermentação de vários alimentos, como cerveja e vinho, picles e queijo, também é uma das primeiras formas de biotecnologia. Devido ao fascínio por micróbios como o fermento para vários processos de preparação de alimentos, como a fermentação da cerveja e o fermento do pão, isso levou ao trabalho de Louis Pasteur em 1857, presenteando a humanidade com uma melhor compreensão da vida microbiana e da fermentação, bem como do desenvolvimento de antibióticos.
Alguns ramos da biotecnologia:
- Biotecnologia verde – Este ramo se preocupa com os processos agrícolas, como a criação de novas variedades de plantas ou culturas com maior rendimento e com resistência a pragas ou condições climáticas específicas.
- Biotecnologia azul – Este ramo se preocupa com aplicações marinhas e aquáticas.
- Biotecnologia vermelha – Este ramo se preocupa com processos médicos e de saúde, como produção de antibióticos e engenharia de curas genéticas por meio da manipulação genética.
- Biotecnologia branca – este ramo também é conhecido como biotecnologia industrial, onde a biotecnologia é aplicada para projetar ou fazer com que organismos produzam produtos químicos específicos que podem ser usados para fins industriais, como agentes de limpeza ambientalmente seguros ou que podem decompor e neutralizar produtos químicos perigosos e poluentes.
- Bioinformática – Este ramo se preocupa em abordar problemas biológicos por meio de técnicas computacionais, fazendo rápida organização de grandes quantidades de dados biológicos e produzindo análises para os dados. Trata-se de conceituar a biologia em termos de moléculas e depois tentar entender e organizar as informações em grande escala.