Biomimética

Definição – O que significa Biomimética?

Biomimética é o termo para o uso de modelos naturais na inovação tecnológica. Em outras palavras, na biomimética, os humanos procuram usar exemplos naturais e sistemas naturais para informar o processo de construção de alguma tecnologia.

Definirtec explica biomimética

O termo e o conceito de biomimética são tão antigos quanto a Grécia antiga. Por muitos séculos, os humanos tentaram observar modelos naturais para aprimorar os sistemas feitos pelo homem. Exemplos clássicos de biomimética incluem Velcro, onde as estruturas em gancho do material foram modeladas a partir de materiais que ocorrem naturalmente, e a evolução do avião e de outras máquinas voadoras contempladas por Da Vinci, os irmãos Wright e outros ao longo de vários séculos. Na verdade, um dos principais usos da biomimética é o estudo da aerodinâmica em sistemas naturais evoluídos, a fim de criar melhores máquinas voadoras feitas pelo homem para viagens humanas ou outros fins.

Outros tipos mais modernos de biomimética podem envolver a criação de sistemas de desperdício zero, o avanço da agilidade dos produtos de consumo – (melhor aerodinâmica, peso mais leve) e outros tipos de “empréstimo” de sistemas naturais.

Muitos desses são processos físicos – eles usam atributos físicos de sistemas naturais para construir produtos que melhoram a atividade humana. Mas outros podem ser mais baseados em pesquisas – por exemplo, os cientistas podem estudar sistemas autônomos envolvendo movimento ou comportamento de massa, a fim de desenvolver diferentes tipos de tecnologias de aprendizagem. Esses tipos de biomimética são menos individuais e físicos, e mais teóricos e baseados em pesquisas coletivas.