Definição – O que significa Biometria Passiva?
Na biometria passiva, os sistemas são capazes de autenticar um usuário sem nenhuma atividade ou entrada explícita do usuário. Isso geralmente é feito por meio de uma diversidade de entradas passivas, incluindo conjuntos de dados que são gerados pelo monitoramento do usuário em tempo real.
Definirtec explica biometria passiva
Por exemplo, o uso de biometria passiva pode envolver monitoramento visual ou sensor para ver como um usuário se move, como ele segura um dispositivo e como ele fala, além de identificar informações ambientais como temperatura corporal e contornos anatômicos ou faciais reconhecimento.
Em contraste, a biometria ativa, como a forma tradicional de autenticação biométrica, requer alguma entrada do usuário. Um bom exemplo de biometria ativa é a almofada de impressão digital, em que o usuário coloca o polegar em um leitor e a máquina se autentica por meio da análise única da impressão digital.
A biometria passiva tem a vantagem de poder autenticar sem nenhum evento gerado pelo usuário, mas o desafio é tornar esse processo absolutamente à prova de falhas, o que geralmente é mais difícil do que com a biometria ativa.