Biometria

Definição – o que significa biometria?

A biometria é um método de autenticação científica e tecnológica baseado na biologia e utilizado na garantia da informação (IA). A identificação biométrica autentica a entrada segura, dados ou acesso por meio de informações biológicas humanas, como DNA ou impressões digitais. Os sistemas biométricos incluem vários componentes vinculados para uma funcionalidade eficaz.

O sistema biométrico conecta um evento a uma única pessoa, enquanto outros formulários de identificação, como um número de identificação pessoal (PIN), podem ser usados ​​por qualquer pessoa.

Definirtec explica biometria

A biometria é usada para sistemas de segurança e sistemas de substituição de cartões de identificação, tokens ou PINs. Uma diferença fundamental entre a biometria e outros sistemas é que a verificação biométrica das informações físicas requer a presença de uma pessoa, o que adiciona uma camada de segurança porque outros tipos de ID podem ser roubados, perdidos ou forjados.

Um sistema biométrico inclui os seguintes componentes e recursos:

  • Um sensor que captura dados e os transforma em um formato digital utilizável por meio de software. Esses dados podem ser de características comportamentais ou físicas humanas, como uma impressão digital ou varredura de retina. Um dispositivo de aquisição, como um microfone ou scanner, captura os dados.
  • Um modelo biométrico desenvolvido por meio dos algoritmos de processamento de sinal do sistema biométrico. Esses modelos são comparados ao armazenamento de dados do sistema biométrico e os dados geralmente são criptografados para aumentar a segurança. Um algoritmo de correspondência compara novos modelos com outros mantidos na instalação de armazenamento de dados do sistema biométrico.
  • Um processo de decisão usa resultados de eventos correspondentes.