Definição – o que significa biblioteca dinâmica?
Uma biblioteca dinâmica é um conceito de programação no qual bibliotecas compartilhadas com funcionalidades especiais são iniciadas apenas durante a execução do programa, o que minimiza o tamanho geral do programa e facilita o desempenho aprimorado do aplicativo para consumo reduzido de memória. Na maioria dos programas de software, distribuir funcionalidades específicas em módulos distintos permite o carregamento conforme necessário.
Uma biblioteca dinâmica nunca faz parte de um arquivo executável ou aplicativo. Durante o tempo de execução, um link é estabelecido entre uma biblioteca dinâmica e um arquivo executável ou aplicativo.
Definirtec explica a Biblioteca Dinâmica
As plataformas de software usam diferentes mecanismos para implementação de biblioteca dinâmica. Uma biblioteca dinâmica é chamada e ativada com base na linguagem do software e no sistema operacional (SO).
A biblioteca dinâmica evoluiu a partir do seguinte conceito: Se vários aplicativos usam certas funcionalidades da biblioteca por meio de várias linhas de código, é mais fácil manter e atualizar diferentes versões da biblioteca, em vez de aplicar as alterações de aplicativo correspondentes. Além disso, como uma biblioteca dinâmica contém várias linhas de código, estabelecer um link em tempo de compilação ajuda a reduzir a memória geral e melhorar o desempenho do aplicativo.
Uma biblioteca dinâmica é carregada no espaço de endereço durante o tempo de execução ou inicialização. Quando carregada em tempo de execução, uma biblioteca dinâmica é conhecida como “biblioteca carregada dinamicamente” ou “biblioteca vinculada dinamicamente”. Quando carregada na inicialização, uma biblioteca dinâmica é conhecida como “biblioteca dependente dinâmica”.