Definição – o que significa Biblioteca de fitas?
Uma biblioteca de fitas é um sistema de armazenamento que contém várias unidades de fita, alguns compartimentos ou slots para armazenar fitas, um scanner de algum tipo, como um leitor de código de barras ou um scanner de RF e um sistema robótico que automatiza o carregamento e a troca de fitas. É essencialmente uma coleção de fitas e unidades de fita que armazenam informações, geralmente para backup.
Uma biblioteca de fitas também é conhecida como silo de fitas, jukebox de fitas ou robô de fitas.
Definirtec explica Tape Library
Uma biblioteca de fitas é um sistema de armazenamento de alta capacidade usado para armazenar, recuperar, ler e gravar em cartuchos de fita. Uma biblioteca de fitas contém racks de cartuchos e várias unidades de fita com um sistema robótico usado para trocar automaticamente os cartuchos de fita. Um sistema de arquivamento que usa um leitor de código de barras ou um scanner RF permite que a biblioteca de fitas encontre a fita correta para carregar para gravação ou leitura.
Como as unidades de biblioteca de fitas maiores podem conter milhares de cartuchos de fita, sua capacidade atualmente varia de 20 terabytes a 2.1 exabytes. Isso é mais de mil vezes maior do que a capacidade dos discos rígidos comuns e muito além das capacidades economicamente possíveis com armazenamento conectado à rede (NAS), mas a velocidade de encontrar os dados reais entre centenas ou milhares de cartuchos de fita e depois ir para a localização exata em um rolo de fita específico onde os dados estão localizados leva muito tempo, portanto, o sistema é adequado apenas para backups que podem não ser necessários por muito tempo. Bibliotecas de fitas também são caras, custando mais de um milhão de dólares para uma biblioteca totalmente expandida. Uma das primeiras unidades de biblioteca de fitas foi o IBM 3850 Mass Storage System (MSS), lançado em 1974.