Betamax (beta)

Definição – o que significa Betamax (Beta)?

Betamax (ou simplesmente “Beta”) é um gravador de vídeo cassete (VCR) desenvolvido pela Sony no Japão e lançado em 1975. É uma tecnologia de gravação analógica que faz uso de fitas magnéticas em formato de cassete. Ele permite que os usuários gravem programas de TV para assistir mais tarde, um processo fora do alcance do consumidor normal antes do Betamax ser lançado. O Betamax da Sony acabou perdendo para o formato VHS (Video Home System) rival da JVC no espaço do consumidor, mas continuou a ser popular no espaço de gravação e transmissão profissional, sobrevivendo até o início de 2016.

Definirtec explica Betamax (Beta)

O formato Betamax foi desenvolvido pela Sony Japan para resolver o problema de armazenamento compacto de informações em uma fita sem exigir quilômetros de fita ou maquinários grandes e caros para operá-los. Isso permitiu a gravação de cerca de uma hora de imagens de áudio / vídeo. Pouco depois, a JVC lançou o formato VHS e a guerra do videoteipe analógico começou.

O Betamax é fisicamente menor e, como alguns acreditam, oferece melhor imagem e qualidade de som em contraste com o VHS. Ele também oferece um caminho direto na gravação e reprodução que resulta em funcionalidade e recuperação eficientes, permitindo aos usuários saber exatamente onde estão em relação a toda a gravação e permitindo avançar ou retroceder rapidamente. No entanto, ocorre maior desgaste nas fitas Betamax, encurtando a vida útil do cassete. Ele também tem um tempo de gravação mais curto de cerca de uma hora, em comparação com as duas horas do VHS.

O Betamax perdeu para o VHS por causa do marketing e da saturação geral do mercado. O VHS foi capaz de capturar o mercado de aluguel de vídeo, por isso muitos estúdios preferiram lançar vídeos em VHS. A JVC também impôs restrições menores aos fabricantes de reprodutores e fitas, o que permitiu maior variedade e fornecimento, resultando em hardware mais barato e disponibilidade. No entanto, em certa medida, o Betamax ainda pode ser encontrado na televisão profissional, sendo usado por cineastas e emissoras de televisão devido à sua qualidade superior e melhor funcionalidade. Mesmo durante a era digital, o Betamax resistiu porque atendeu a esse propósito de nicho.

A Sony parou de produzir gravadores Betamax em 2002, mas as fitas Betamax ainda eram fabricadas e vendidas até março de 2016.