Beamforming

Definição – O que significa Beamforming?

Beamforming é um tipo de gerenciamento de radiofrequência (RF) em que um ponto de acesso faz uso de várias antenas para transmitir exatamente o mesmo sinal. Beamforming é considerado um subconjunto de antenas inteligentes ou Advanced Antenna Systems (AAS).

Ao transmitir vários sinais e examinar o feedback do cliente, a infraestrutura de LAN sem fio pode muito bem modificar os sinais que transmite. Dessa forma, ele pode identificar o caminho ideal que o sinal deve seguir para chegar a um dispositivo cliente. A formação de feixes melhora com eficiência os desempenhos SNR de uplink e downlink, bem como a capacidade geral da rede.

Beamforming também é conhecido como filtragem espacial.

Definirtec explica Beamforming

O Beamforming envolve um algoritmo avançado que rastreia vários parâmetros, como localização do terminal, velocidade, distância, o nível de QoS necessário, nível de sinal / ruído e tipo de tráfego. Isso dá à formação de feixes uma vantagem maior quando se trata de melhoria de sinal.

Beamforming funciona dando forma ao feixe na direção do receptor. Várias antenas transmitem exatamente o mesmo sinal; entretanto, cada um é especificamente distorcido na fase. Um algoritmo aplica uma assinatura a cada transmissão.

As várias formas transmitidas fundem-se no ar pela coerência normal das ondas eletromagnéticas, formando assim um “feixe” virtual, que é um sinal que é direcionado para o destino. Se o feixe viajar para locais indesejados (locais diferentes do receptor de destino), as fases colidirão e serão destruídas.

Em teoria, o aumento no número de antenas usadas na matriz resulta em um efeito de formação de feixe muito mais forte; cada antena de transmissão adicional pode dobrar o sinal.

O Beamforming tem várias vantagens:

  • SNR mais alto: a transmissão altamente direcional aumenta o orçamento do link, melhorando o alcance tanto para espaço aberto quanto para penetração interna.
  • Prevenção e rejeição de interferências: A formação de feixes prevalece sobre a interferência de co-canal interno e externo (CCI), aproveitando as propriedades espaciais das antenas.
  • Maior eficiência da rede: ao minimizar substancialmente o CCI, a formação de feixes permite implementações muito mais densas em comparação com os sistemas de antena única. A possibilidade de operar modulações de alta ordem (16QAM, 64QAM) melhora muito a capacidade geral.